10 de agosto de 2010

Moradores de Cubatão poderão levar seus animais para prédios do CDHU.

Gente, voces se lembram que eu coloquei aqui no blog a notícia de que milhares de cães e gatos temiam pelo abandono devido a mudança de seus donos de suas casas em áreas de risco para prédios da CDHU? Se não lembra, veja aqui?

A boa notícia está logo abaixo!

Uma mudança política garante que as famílias possam levar seus animais, evitando assim o abandono de milhares de cães e gatos!!

Vejam que notícia maravilhosa!!

E para os que não puderem ser levados para os apartamentos (porque há um limite) terão um local para ficar até a adoção.

Muito legal... atitudes como essa devem ser parabenizadas.

Os animais tiveram seus direitos respeitados.

Jana


"Moradores que estão sendo removidos dos bairros Cota, nas encostas da Serra do Mar, em Cubatão, para ocuparem conjuntos da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) terão a permanência de cães e gatos liberada nas novas unidades habitacionais, especialmente construídas para as pessoas que, durante décadas, moraram em áreas de preservação ambiental e de também de alto risco.

A liberação foi conseguida pelo deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB), em reunião com o Secretário da Habitação do Estado, Lair Krahenbuhl, ocorrida dia 21 de julho, em Cubatão, com a presença de protetores de animais da região, do Secretário da Saúde da cidade, Vandejacson Bezerra, e do vereador de Santos, Benedito Furtado.

As remoções começaram no início desse ano, para diversas unidades do CDHU da região, e muitos cães e gatos ficaram para trás, deixados na mata, onde sofrem com o frio, a fome, ataques de outros animais, até morrerem. E a situação pode piorar com as próximas remoções que serão feitas para conjuntos construídos em Cubatão, que envolverão milhares de famílias. E essas pessoas vem sendo comunicadas que não poderão levar seus animais.

Alertado por ONGs da proteção animal da região para esta situação dramática, o deputado Tripoli recorreu ao Secretário Krahenbuhl e conseguiu liberar oficialmente a entrada de cães nas novas moradias. A liberação para a manutenção de cães e gatos nas moradias constará das convenções condominiais dos conjuntos e, a princípio, poderão ficar nas unidades dois cães, sem limitação para gatos.

Outra vitória foi o comprometimento da CDHU de construir um centro para animais domésticos, destinado a cães e gatos que sobraram das remoções ou para aqueles excedentes das famílias. O equipamento deverá ser mantido pela Prefeitura, que ainda realizará campanhas de castração e de adoção, com apoio das ONGs. Assim, os animais não ficarão perdidos na mata, poderão permanecer em segurança até conseguirem novos lares.

O deputado federal Tripoli, que já atuou como Secretário do Meio Ambiente do Estado, observa que "as remoções dos moradores dos bairros Cota, sobretudo das áreas de maior risco, é uma luta antiga, uma ação fundamental para o meio ambiente, mas sobretudo para as famílias que poderão morar com dignidade e conforto nos conjuntos do CDHU. Mas não podemos admitir que as pessoas tenham que abandonar seus cães e gatos. E essa vitória, que por enquanto é somente para os moradores removidos da Serra do Mar, com certeza é um precedente importantíssimo, que fortalece nossa luta para ampliar tal conquista para todas as regiões do País". "

Nenhum comentário: