18 de novembro de 2010

Castração - um ato de amor.

Pessoal,

recebi o e-mail abaixo e estou divulgando aqui no blog porque sempre é preciso falar sobre o assunto. É preciso que haja uma conscientização geral sobre a importância e benefícios da castração de cães e gatos.

É algo extremamente importante e precisa ser falado, divulgado e essa sementinha precisa ser plantada em todas as cabecinhas que voce conhece!

Comente com os amigos, parentes e vizinhos. Se voce conhece alguém que tenha um cachorro ou gato, não importa se seja macho ou fêmea, se de raça ou virinha, puxe assunto sobre castração e faça-o entender o quanto é importante castrar os animais.

Leia, se informe bem e depois faça a sua parte, espalhando pra todo mundo sobre esse ato de amor que é além de tudo, a solução para acabar com tanto abandono e sofrimentos de animais.

Obrigada e bjs

Jana
"Infelizmente tem muitas pessoas que ainda vivem no mundo da fantasia, um mundo perfeito. Sei o que sinto quando encontro uma caixa cheia de filhotes abandonados, bebês da cadela de alguém que deu cria... Infelizmente tem pessoas que não conhecem as estatísticas que 30% dos animais no Centro de Zoonoses são animais de raça e mais de 60% dos animais foram levados pelo próprio dono por motivos como viagem, mudança, cresceu muito, solta muito pelo, a dona morreu etc... Infelizmente eles são sacrificados diariamente... Para entender melhor o que digo todos deveriam visitar o CCZ. Estou certa que você ficaria algumas noites sem dormir...

VANTAGENS DA CASTRAÇÃO

O fato de que há uma superpopulação de animais domésticos perambulando pelas ruas é incontestável. Em qualquer lugar que andemos é notória a presença de cães e gatos sem lar.
Em busca de uma saída rápida para evitar danos à saúde pública, as autoridades recorrem a uma solução equivocada: o sacrifício dos animais recolhidos das ruas. Às vezes, estes animais têm saúde plena, são mortos sem motivo pela falta de consciência, por parte do poder público, de que existem outros meios - menos sofridos e mais humanos - de prevenção. Essa prática arcaica dos Centros ou Departamentos de Controle de Zoonozes das cidades ignora os dados estatísticos que provam que o extermínio de cães e gatos não resolve o problema da superpopulação e não impede que outros nasçam.


Felinos se reproduzem de 3 em 3 meses, e o caninos de 6 em 6 meses.

Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar cerca de 60.000 filhotes – estimativa que aumenta muito quando se trata de gatos.

Cães e gatos que vivem nas ruas são acometidos por doenças graves e fatais de suas espécies (que seriam evitadas pela vacinação adequada), passam fome e frio, sofrem ou causam atropelamentos e acidentes de carro.

Quando saem às ruas para "dar uma voltinha", estão sujeitos aos mesmos perigos. Há doenças de cães e gatos que não são evitadas pelas vacinas e são difíceis e onerosas de cuidar, quando não são fatais.

Portanto, o lugar de cães e gatos não é nas ruas; é dentro de nossas casas: guardados, amados, cuidados e protegidos dos perigos.


ANTICONCEPCIONAIS - Muitos donos utilizam anticoncepcionais em seu animal, acreditando ser um método mais barato e menos sofrido. Entretanto, mal sabem o perigo que estão trazendo a seu bichinho de estimação. Anticoncepcionais trazem efeitos colaterais muito fortes, e são os principais causadores do aparecimento de tumores e doenças como diabetes e infecção uterina.

A falta de informação e educação em "Posse Responsável" sobre os benefícios da cirurgia mantém os preconceitos sobre a castração, que é a única solução definitiva para o bem-estar de cães e gatos, machos e fêmeas.


CIRURGIA DE ESTERILIZAÇÃO EM CÃES E GATOS

*
FÊMEAS
PROCEDIMENTOS: Retirada dos ovários, tubas uterinas e útero


BENEFÍCIOS:
- evita infecção uterina (piometra - doença que atinge 60% das fêmeas)
- se realizado antes do primeiro cio, diminui em até 95% as chances de tumor de mama
- evita gravidez indesejada, fugas de casa, e outros incomodos com o cio (como a "miação nervosa" das gatas)
- evita o abandono de crias inteiras, quando indesejadas

* MACHOS
PROCEDIMENTOS:
Retirada dos testículos

BENEFÍCIOS:
- evita brigas por disputa territorial
- evita/diminui demarcação com urina em todos os lugares da casa
- diminui muito o cheiro forte da urina dos gatos
- previne tumores de próstata, e consequentemente hérnias perineais
- evita que eles fujam de casa atrás de fêmeas no cio

* AMBOS
- aumenta a expectativa de vida e diminui os riscos de doenças
- evita a "continuidade" de doenças hereditárias (tais como hérnias em geral, luxação de patela, displasia coxo-femoral...)
- cães que saem à rua: por não cruzarem, evita as chances de adquirir TVT (tumor venéreo transmissível)

Quanto mais precocemente for feita a esterilização do animal, maior a garantia de todos os benefícios elencados no quadro. A cirurgia de castração pode e deve ser feita antes da idade adulta (antes do amadurecimento dos hormônios sexuais) - a partir dos dois meses de idade.

Todos animais recebem anestesia anteriormente à operação, portanto não sentem qualquer tipo de dor. Os cuidados com o pré-operatório exige apenas algumas horas de jejum. Os cuidados com o pós-operatório são essenciais para o sucesso da cirurgia: deve-se dar os medicamentos prescritos pelo veterinário, além de seguir todos os passos indicados por ele.

Os benefícios da castração são muitos, entretanto ela ainda é um tabu na nossa sociedade. Urge que façamos o possível para divulgar tais benefícios e que tentemos conscientizar as autoridades de que a vida não é algo descartável, e que existem meios eficientes e humanos de preservá-la.


Procriação Descontrolada


Entenda a superpopulação de animais a partir do exemplo de uma única fêmea que cruze nos dois cios anuais. Gerando 6 filhotes a cada gestação!

Ano 1 - 12 filhotes
Ano 2 - 84 filhotes
Ano 3 - 588 filhotes
Ano 4 - 4.116 filhotes
Ano 5 - 28.812 filhotes
Ano 6 - 201.684 filhotes

Isto é fato, não ficção... Esse é o caminho para acabar com o abandono!! CASTRAÇÃO!! Só esterelizando a população canina / felina estará sob controle.Você sabia que uma gata não castrada e seus descendentes podem gerar, num período de 07 anos, 420.000 novos animais?

DEVER DE QUEM TEM RESPONSABILIDADE

Pensa-se na castração de cães e gatos como único meio de controle populacional de animais. Á cirurgia de esterilização é vista como um meio de reduzir a população de animais abandonados e desta forma diminuir a transmissão de zoonoses (raiva), manter as cidades mais limpas, reduzir o risco de acidentes de trânsito.
MAS POUCAS PESSOAS IMAGINAM OS BENEFÍCIOS QUE A CASTRAÇÃO TRAZ PARA OS ANIMAIS.

É comum o proprietário se colocar no lugar do seu animal e ver no ato uma mutilação. Não imagina este proprietário que a atividade “sexual” dos animais tem unicamente fins reprodutivos, que a fêmea só permite o acasalamento em fase ovulatória. O macho só tem libido quando na presença do cheiro da fêmea em cio (eles captam odores há quilômetros de distância).

NAS FÊMEAS, os ciclos improdutivos ocasionam distúrbios comportamentais (gravidez psicológica), probabilidade de formação de cistos ovarianos e, a freqüência de tumores mamários é bastante significativa em cadelas. É rotina em clínicas veterinárias cirurgias emergenciais em virtude de Piometra (infecção uterina com acúmulo de pus).
Os hormônios reprodutivos são diabetogênicos. Não é incomum o aparecimento de diabetes em fêmeas tendo por causa primária os ciclos ovarianos.

NOS MACHOS, o aumento de testosterona induzido pelo cheiro de uma fêmea no cio aumenta a agressividade. Os animais fogem de casa para acasalar, brigam, agridem pessoas.
A hiperplasia benigna e maligna de próstata é uma patologia freqüente em cães a partir de 6 anos, e a próstata, por ser uma glândula acessória, involui com a castração. Tumores primários de testículo não são raros em cães não castrados.

É FUNDAMENTAL CONSCIENTIZAR OS PROPRIETÁRIOS DE CÃES E GATOS: A CASTRAÇÃO NÃO SERVE APENAS PARACONTROLAR A SUPERPOPULAÇÃO DE CÃES E GATOS EVITANDO CRIAS INDESEJADAS, MAS CONTRIBUI PARA O AUMENTO DA LONGEVIDADE E QUALIDADE DE VIDA DOS ANIMAIS.

Castração X Vasectomia
Em todo o mundo, a população de cães e gatos aumenta a cada dia e isso é muito mais do que o número de lares dispostos a adotá-los. Os animais rejeitados são largados nos abrigos locais ou abandonados nas ruas, onde sofrem de fome, falta de abrigo e cuidado veterinário, além dos maus tratos e atropelamentos. A maioria morre de doenças, fome, sede e crueldades ou, se tiverem sorte, são postos para dormir para sempre em um abrigo de animais.

Não esqueça de levar seu animalzinho para ser esterilizado.

O melhor processo é o de castração, podendo tanto ocorrer em machos quanto fêmeas. Há também a vasectomia, embora não seja recomenda pelo preço elevado da cirurgia e também não deixando o animal mais calmo, qualidade almejada por muitos "pais". Não há beneficio biológico ou comportamental em ser fértil e ter filhotes.

A prática de esterilização previne muito mais sofrimento e prejuízo do que são impostos aos animais pela esterilização, sendo o sofrimento total minimizado.

Adote um animal de rua e assim você vai estar salvando sua vida e reduzindo a demanda das lojas e criadores de animais que são "fábricas de filhotes".
Existem algumas maneiras de se lidar com o problema dos animais abandonados: Você pode ignorá-los.

Pode também chamar a carrocinha e se livrar rapidamente deles.
Nestes dois casos, você os estará condenando à morte prematura e lhes tirando toda chance de serem felizes e de fazer alguém feliz. Ou pior ainda, os animais serão encaminhados para pesquisas, onde serão torturados lentamente e sem compaixão até a morte.

A outra possibilidade, a castração, deveria ser patrocinada pelo poder público que, infelizmente, não honra seu voto e nem seus impostos. Você, por outro lado, pode dedicar aos animais um pouco de seu tempo e encaminhá-los para uma vida digna.

A castração é a única saída para evitarmos a proliferação dos animais abandonados.
A castração é a única possibilidade viável de acabarmos com as mortes desnecessárias. O desrespeito das pessoas e do poder público para com os animais só será amenizado quando a quantidade de animais de rua diminuir de forma drástica.

Hoje tornou-se natural nosso contato diário com a miséria e o abandono. Quando a miséria e a dor deixam de chocar as pessoas, pois o fato se tornou banal, só a diminuição do problema pode surtir algum efeito: quando as pessoas deixarem de ver animais morrendo pelas ruas o tempo todo, irão se chocar com casos esporádicos.

E isto só poderá ocorrer se os animais forem castrados e pararem de procriar. Com o passar do tempo, os que permanecerem nas ruas irão morrer e não deixarão descendentes.

Temos que tentar fazer as pessoas compreenderem a necessidade de ter em casa somente animais castrados e de doar sempre animais castrados. Esta é a única saída para o problema do abandono e do excesso populacional.
Para que a medida seja ainda mais eficaz, devemos também ensinar as vantagens da castração de um animal:
ele ficará livre de várias doenças e terá uma vida muito mais longa e saudável. A castração previne contra câncer de mama e útero nas fêmeas, principal causa de morte em cadelas adultas e o câncer de próstata nos machos. Ela ainda impede fugas e atropelamentos de machos que fogem atrás de fêmeas no cio: 90% dos animais que se extraviam não são castrados.

Você, que é cidadão consciente e não perdeu o respeito pela vida, poderá abrigar estes animais por breve período enquanto procura um lar para acolhê-los. Além do prazer que é cuidar de um animal, você também se sentirá gratificado por haver salvo uma vida.

Com isto, você estará diminuindo o problema do abandono e do excesso de população de cães e gatos, proporcionado uma saída para animais sem nenhuma chance e contribuindo para a valorização da vida. Por isto não se omita, sempre que puder, castre um animal e salve uma vida."

Nenhum comentário: