22 de julho de 2010

Enquanto isso... no Oceno Ártico....

E por falar em aquecimento global, enquanto pras marmotas a coisa até que está boa, para os pobres ursos polares a coisa está cada dia mais feia...

É de cortar o coração... ver esses belos animais passando fome e simplesmente sumindo aos poucos por culpa do homem.


Maior predador ártico poderá desaparecer de Hudson Bay em 10 anos.

Derretimento de gelo marinho prejudica caça e mantém urso polar muito tempo em terra. Ursos já perderam 27 kg na média de peso.

Hudson Bay, no Canadá, pode perder a sua população de ursos polares (Ursus maritimus) em menos de uma década, de acordo com uma pesquisa realizada pelo biólogo Andrew Derocher, da University of Alberta (UA). Derocher diz que os ursos polares no oeste de Hudson Bay perderam 25% da sua população nas últimas três décadas. Durante esse tempo, a média do peso corporal dos animais caiu em 27 kg e as fêmeas perderam 10% do comprimento do corpo. Em grande parte, isso se deve à perda do gelo marinho na região. Os ursos polares dependem desse gelo para caçar focas e outros animais, além de cuidar dos seus filhotes. Passam agora em terra três semanas além do que deveriam, em um total de quase cinco meses, período durante o qual são incapazes de caçar, queimando 2 kg de gordura por dia.

Segundo cálculos de Derocher e sua equipe, liderada pelo biólogo Peter Molnar, a oeste Hudson Bay ursos polares poderiam extinguir-se em 25 a 30 anos, ou talvez em apenas 10, já que há vários anos aumentam as baixas condições de gelo do mar. "Uma das coisas que descobrimos foi que as mudanças na população poderiam acontecer muito drástica e dramaticamente", disse Derocher. "Várias mudanças podem ocorrer dentro de um ano e prejudicar ainda mais essa população de ursos polares.”

Globalmente, existem 19 populações de ursos polares. A população de Hudson Bay é um das mais acessíveis para os seres humanos, e, portanto, foi estudada mais intensamente do que a maioria.


Fonte: http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/maior_predador_artico_podera_desaparecer_de_hudson_bay_em_10_anos.html

Nenhum comentário: