18 de maio de 2010

Pet Fashion Week, nem luxo, nem lixo.

Gente, leiam abaixo o comentário do veterinário do bem dr. Wilson Grassi sobre o Pet Fashion Week que aconteceu em São Paulo.

A crítica dele, ao meu ver, é totalmente coerente.

A realidade de milhares de animais que sofrem maus tratos, abusos, crueldade e que morrem de fome no nosso país é tão gigantesca que chega a ser inaceitável um show de "horrores" como esse...

O mesmo penso de pessoas que possuem poder aquisitivo, veneram e tratam seus animais como bonecas de luxo e nada fazem pelo vira-latinha remelento que passa fome na esquina.

Nada contra mimar e dar o melhor pro seu animal, acho isso ótimo, mas se voce pode, ajude os animais carentes, ajude uma ONG de proteção animal, apadrinhe um animalzinho abandonado resgatado por algum protetor, ajude um protetor... faça alguma coisa, qualquer coisa... pense no próximo!

Ou então, não venha dizer que ama os animais... voce ama o seu animal e mais ninguém! E isso é um grande egoísmo...

Jana
Fonte: http://www.wilsonveterinario.com.br

"Para mim e muitas outras pessoas é difícil não ficar indignado ao ver poodles tingidos de cor de rosa, tosas estilizadas e adereços inúteis, como os que pontuaram a edição paulistana do Pet Fashion Week, em sofisticado hotel da capital. Evento destinado, segundo os organizadores, a apresentar ao varejo seus produtos e inovações nos segmentos de moda, tosa e lifestyle, (aliás, nem sei direito o que querem dizer com lifestyle).


Uma leitura mais atenta, porém, revela a violência que é a tentativa de humanização destes animais, visando apenas atender ao senso estético humano. Preencher o ego de algumas pessoas e os bolsos de outras.

Nem a desculpa de que o evento angaria fundos para “instituição Cão Guia” me convence, mesmo porque também este tipo de exploração animal é bastante questionável.

A comparação do luxo versos o lixo fica chocante quando lembramos que para cada cão que tem acesso a um colar de pérolas, como os que desfilaram neste evento, milhões não tomam as vacinas básicas! E poucos se preocupam com isso.

Para cada cão que passou por uma tintura na pelagem, milhares morrem 12 anos antes da hora, atropelados, com viroses ou sacrificados nos centros de zoonoses municipais.

Para cada cão que toma banho de ofurô, uma infinidade ainda não comeu hoje, pois não achou nada no lixo!

Outro ponto que tem que ser insistentemente lembrado, é que não só os cães e gatos são animais. Isso, para que possamos ampliar este “amor”, também aos outros animais que são tratados como escravos, como os porcos, as vacas e as galinhas.


Não sou contra a tecnologia, muito menos contra o luxo, mas o verdadeiro desafio na questão dos cães e gatos, não é fabricar aparelhos médicos mais potentes e modernos, nem acessórios mais caros e cravejados de brilhantes. O verdadeiro desafio, e onde deveriam estar concentrados nossos esforços – e quando digo nossos, digo veterinários, políticos, empresários do mercado Pet, simpatizantes e amantes dos animais – é diminuir a população de cães e gatos em geral e consequentemente o números destes animais excluídos de qualquer tipo de cuidado.

Resolver este quadro é o verdadeiro desafio! Começar falando sobre os problemas, ao invés de enaltecer atitudes egocêntricas e mercantilistas, pode ser um bom ponto de partida.

Veterinário Wilson Grassi
www.wilsonveterinario.com.br
wwgrassi@yahoo.com.br "

2 comentários:

Alice disse...

Concordo com o que foi dito. Tentar "humanizar" o animal é retirar dele a essência.

Carol De Nardi disse...

Pet Fashion Week ridículo !