21 de maio de 2010

Quero que voces conheçam o meu Perneta.

Oi gente!

Hoje quero apresentar à voces um dos meus gatinhos amados, o Perneta! Ele mora na casa dos meus pais com nossos outros 9 gatinhos. Ele é lindo e tem os olhos da cor de céu, e adivinhem, só tem 3 patinhas!

Mas o meu Pernetinha não está para adoção não..., nem adianta implorar! rsrs Eu só quero que voces conheçam a história da vida dele e vejam como ele é feliz mesmo com essa pequena deficiência.

O Perneta nem sempre teve só 3 patinhas, ele nasceu perfeito, porém era um gatinho de rua e extremamente arisco.

Mas pra começar essa história tenho que primeiro falar da mãe do Perneta..., uma siamesa fofa que provavelmente tinha uma família, pois era gordinha e carinhosa, mas eles a deixava ter acesso à rua e certo dia ela apareceu no telhado da casa vizinha, provavelmente atraída pela ração dos nossos gatos. A partir desse dia ela vinha todos os dias nos visitar e passamos a alimentá-la.

Até que um dia ela apareceu com seus 2 filhinhos, um casal lindo de siameses, porém bichinhos do mato, intocáveis...

E seguiu-se assim por meses, sempre deixávamos os potinhos de água e ração no telhado da vizinha para a Mamãe Gato (como a chamávamos) e seus filhinhos.

Certa noite acordamos assustados com os gritos de um gato machucado, fomos ver o que era e percebemos que a minha cachorra Led (que não aceitava gatos) tinha mordido um gatinho, havia muito sangue e ela estava furiosa.

O gatinho, mesmo machucado conseguiu arranhar o nariz da Led e fugir para uma casa em construção. Eu e minha família ficamos preocupados com o gatinho... eu nem conseguia dormir ou trabalhar direito pensando na dor que ele estaria sentindo, tentamos chamá-lo, procurá-lo, mas nem sinal... Ele desapareceu por 2 dias e quando apareceu no telhado da vizinha estava bem debilitado e com a pata inchada. Ficou de longe nos olhando e então empurramos um pouco de ração pra ele, ele comeu um pouquinho e voltou para se esconder na casa em construção.

Dois dias depois de tê-lo visto no telhado, acordei cedo para trabalhar e percebi que o gatinho estava dentro de uma casinha que tínhamos improvisado no telhado da vizinha, consegui, com todo cuidado, pegá-lo e levá-lo para dentro de casa.

Na mesma hora corremos para o Hospital veterinário Metodista (em São Bernardo), ele recebeu soro, medicação, fez um Raio X e imobilizou a pata (que estava quebrada e perfurada pela mordida da cachorra). Em 2 dias ele teria que voltar para a cirurgia de colocação de pinos. Passou esses dois dias no banheiro de casa e, como se entendesse que estávamos fazendo o bem, começou a permitir uma aproximação...

E logo nos primeiros momentos da cirurgia os veterinários já perceberam que não poderiam salvar a patinha, ao retirar a gaze uma secreção pútrida de sangue e pus esguichou de dentro da patinha... a pata teria que ser amputada.

Foi uma grande luta para salvar o Pernetinha... ele estava muito debilitado por causa dos dias que passou sem atendimento na rua..., foram noites e dias de dedicação. Nos primeiros dias ele ficou dentro de uma caixa no banheiro, tomando as medicações e se recuperando.

Aproveitamos aqueles dias de cuidados no pós operatório para pegar a Mamãe Gato e "laçar" a filhinha arisca pra castrar e passar o pós operatório com ele no banheiro. Sentimos que era o mínimo a se fazer por esses gatinhos.


Quando eles já estavam bem e o Perneta incrivelmente recuperado, abrimos a porta e deixamos que eles fizessem suas escolhas. A Mamãe tinha uma família e os gatinhos eram ariscos, além disso a nossa casa era bem aberta e não tinha como prendê-los, eram gatinhos acostumados com a rua...

Em 2003 estávamos de mudaça de casa... levaríamos nossos cães (Led e Tutti) e gatos (na época só tínhamos o Bebê e a Isaura) e já tínhamos decidido levar toda a família do Perneta, mas como uma fatalidade do destino, dias antes da mudança a Mamãe Gato sumiu e a irmãzinha apareceu morta na casa da vizinha... fiquei arrasada e decidi pegar o Perneta mesmo que na marra.

Ele passou uns 3 dias escondido dentro da casa nova, mas aos poucos foi se aproximando... se soltando e se entregou à nova vida... com a segurança e proteção de uma família.

Até hoje o Perneta tem momentos de "bicho do mato", não aceita aproximação de qualquer um, sou a pessoa que ele mais confia e aceita carinho.

Por causa da falta da patinha, ele não consegue se coçar e adora quando eu vou escová-lo... é só eu jogar um tapetinho no chão que ele vem correndo e se esparrama para receber carinho e ronronar com vontade...

Apesar da deficiência, o Perneta leva a vida normalmente, corre, sobe e desce escadas, brinca e se diverte como qualquer outro e é muito feliz!

Já são mais de 8 anos com o "Gipeneto" em nossas vidas e todo dia é uma grande alegria tê-lo conosco... ele é um milagrinho... sofreu nas ruas e quase morreu, mas hoje tem uma vida boa e tranquila ao nosso lado.

E é isso... quiz compartilhar com voces a história desse meu gatinho e também dizer que os animais têm uma enorme capacidade de se adaptar às novas situações, um animal deficiente é feliz e precisa de amor tanto quanto qualquer outro.

O bichinho pode não ter todas as patas, ser cego, surdo ou até mesmo paraplégico, pode ter sofrido um acidente ou ter sido vitíma da maldade e crueldade do homem, mas ainda assim pode levar uma vida boa e com qualidade... só precisa mesmo de amor e carinho...

Adotar um animal portador de deficiência é uma grande benção!

Se essa história tocou seu coração, dia 26/06 acontecerá uma Feira de doação de Animais Especias pela ong SAVA. Vá até lá e se apaixone por algum peludinho especial que só quer uma chance pra ser feliz ao lado de uma família...

Animais especiais são exemplos de vida, além disso são lindos, carinhosos e felizes de qualquer maneira!


Assistam o vídeo que fiz dele brincando com uma fita amarrada no varal, parece uma criança brincando... muito fofo... :)



Jana

4 comentários:

Cães e Focinhos disse...

o amiga que historia mais comovente ,como a de mui animais abandonados e maltratados ne,aindaa bem que cv conseguiu salvar o perneta,beijos p vc

Anônimo disse...

Sou doidinha para ter um bichinho"especial"aliás a gatinha que estava no seu blog p adoção eu fiquie muito tentada.Más, p avariar falta espeaço e compreensão por parte da anita e agora do chicão!rsrs!...bjs katherine

Veri Gravina disse...

Ah, amiga, que coisinha mais deliciosa esse Perneta! Lendo a historia, pude ate sentir o carinho dele. Prrr Prrr Prrr. Loveya, Veri.

Carol De Nardi disse...

Jana, o Perneta é fofo demais !! E dá para perceber que o fato de ter apenas 3 pernas não faz nenhuma nenhuma diferença.
Uma dúvida: ele tem medo/trauma de cachorros ?
bj