21 de outubro de 2009

Gatinha pernambucana e seus bebês precisam de castração.

Amigos,

essa é a Lilica, uma mãezinha do sertão pernambucano.

Em julho viajei para Pernambuco, mais precisamente para a cidade de Lajedo (próximo a Garanhuns) para visitar a minha tia e alguns parentes e foi aí que conheci a Lilica, a gatinha da minha tia Cleonice.

Minha tia mora no sertão pernambucano, numa casa de sítio... e tudo lá é bem precário..., pra chegar na casa dela é uma aventura porque a gente sai da pista e entra numa estradinha de terra cheia de buracos e no caminho a gente encontra vaca, cavalo, cachorros, várias espécies de pássaros (até coruja), rãs, sapos, calangos... é contato total com a natureza... no começo estranhei bastante (até banho de caneca tomei!), mas no final já estava me acostumando a vida silenciosa, tranquila e sem poluição...rs

Bom, mas voltanto à Lilica, quando estive por lá ela estava grávida (nas fotos não dá pra perceber o volume na barriguinha) e os bebês nasceram logo depois que viemos embora... dois pretinhos (um macho e uma fêmea) e agora eu preciso castrar esses 3 gatinhos... só que estou encontrando duas dificuldades:

- encontrar um veterinário nas proximidades que possa fazer a castração. Conversei com um tal dr. Sampaio na semana passada, mas ele me disse que só castrava macho, pras fêmeas ele dava anticoncepcional (chamado "Anticio" - nunca ouvi falar!!), pois existe a Lei de proteção dos animais que não permite castrar fêmeas (??!!), aí eu disse que a castração é justamente para proteger os animais e diminuir o abandono e sofrimento..., mas nada feito. Das duas uma: ou ele não sabe castrar ou ele é contra castrar fêmeas e inventou essa história.

Então, se tiver algum amigo que me lê de Pernambuco e puder me dar uma força para encontrar urgente um bom veterinário pra fazer essas castrações, por favor, me avise.

- e ajuda financeira para pagar as cirurgias, sabendo que lá não existem campanhas de castração e, portanto o preço dever ser alto, quem puder me ajudar a custear essas 3 castrações eu agradeço de coração..., não podemos deixar esses 3 procriando e gerando mais e mais gatinhos para passar fome e sofrer no sertão nordestino...

Só pra voces terem uma idéia de como é uma cidadezinha pequena, um dia fui até o centro de Lajedo pra comprar ração pros gatinhos (pretendia comprar pelo menos 1 pacote de 10kg de Cat Chow, pois minha tia é bem pobrezinha e não tem condições...), mas só encontrava rações que nunca tinha ouvido falar... nem nos mercadinhos e nem nas casas de produtos agropecuários tinha ração de marca conhecida pra vender... era só aquelas bem coloridas (vermelhas) e de marcas da região...

É...é bem complicado ser gatinho no sertão.

Então, pessoal, quem pode ajudar uma mãezinha nordestina e seus 2 pretinhos?

Espero poder contar com voces.

bjs

Jana

Um comentário:

Gata Lili disse...

divulguei no meu twitter. quem sabe alguém leia e possa te ajudar! miaaauuu...