21 de setembro de 2009

Como foi o 1o. Fórum Bem Estar Animal de SBC.

Gente, e sábado, 12/09 aconteceu o 1o. Fórum de Bem Estar Animal e Saúde Pública promovido pela Prefeitura de São Bernardo do Campo. E logo cedo eu e meu marido estávamos lá pra registrar e obter o máximo de informação possível.

Antes de chegar nos encontramos com a Eloísa, delegada da UIPA de Diadema, foi através dela que tomei conhecimento desse evento. Ela é uma pessoa muito determinada e influente na região, batalha há muitos anos por melhorias no munícipio e já conseguiu muitas benfeitorias pelos animais: fim do extermínio de animais saudáveis no CCZ, fechamente de todas as granjas, na cidade não há circos com animais e nem rodeios, ou seja, ela peita as autoridades e pelos animais enfrenta qualquer coisa.

A Eloísa já me ajudou há uns 4 anos atrás quando precisei fazer um resgate arriscado de cães extremamente maltratados próximo ao Carrefour de Diadema.

Bom, mas voltando ao Fórum..., foi bem interessante, o evento reuniu em torno de 200 pessoas e na mesa de abertura do evento estavam presentes o prefeito da cidade: Luiz Marinho, representantes de vereadores e de entidades de proteção animal.


A primeira palestra do dia foi com o Promotor de Justiça Laerte Levai sobre Direito dos Animais - Abandono, causas e consequências.

A palestra dele foi maravilhosa, totalmente instrutiva e com muita informação pra deixar anotado.

Segue abaixo os artigos citados pelo dr. Laerte Levai e que devemos ler e conhecer:

- Constituição Federal Brasileira incube ao Poder Público proteger a fauna e flora: http://www.lei.adv.br/225-88.htm

- Decreto Federal 24645/34, apesar de muito antigo, ele é nossa ferramenta de proteção animal e devemos conhecê-lo e saber que existe Lei para proteger e punição para quem maltrata os animais.

Logo em seguida houve a palestra do Delegado do Meio Ambiente de São Bernardo.

E antes da pausa para o almoço aconteceu uma mesa de perguntas aos palestrantes.

Eu só pude ficar até a hora do almoço, pois a parte da tarde estava lotada de outros compromissos, mas foi o suficiente para elogiar a iniciativa de São Bernardo.

Fora toda a parte "política" (infelizmente faz parte e têmos que tentar caminhar lado a lado para conseguir alguns objetivos), há projetos de melhoria do CCZ, em consequência disso parcerias com entidades de proteção e melhoria da vida dos animais da região.

O evento foi importante, espero que seja o primeiro de muitos e que seja copiado por outros municípios.

Deixando de lado a politicagem, percebemos que esse é o caminho, aproximar autoridades políticas e cidadãos, levar ao conhecimento público nossos interesses e lutar para que a situação dos animais de rua e de população carente seja mudada:

- campanhas de conscientização e posse responsável
- campanhas de castração
- campanhas de doação dos animais dos CCZ´s

O que nos alegra é pensar que há 15, 10 anos atrás pouco se falava sobre o assunto e não havia a internet para unir protetores e simpatizantes da causa em busca do mesmo ideal: qualidade de vida para os animais.



Procure se informar sobre eventos e reuniões sobre proteção animal na sua cidade.

Se ainda não existe, converse com vereadores e solicite eventos e discussõs sobre o assunto. Precisamos ser a voz desses que não podem falar. Têmos que incomodar os políticos com esse assunto até eles perceberem que esses seres também precisam de dignidade.

Veja o que saiu no site da prefeitura sobre o evento:
http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=5342&qt1=0

OBS.: Esteve presente no evento representantes da Prefeitura de Munícipios vizinhos, porém nenhum representante da Prefeitura de Diadema... vergonhoso...

até breve!

Jana

Nenhum comentário: