*ROGÉRIO CALÇADO MARTINS – médico-veterinário – CRMV/MG 5492*Especialista em Clínica e Cirurgia Geral de Pequenos Animais (Pós-graduação “lato sensu”)*Membro da ANCLIVEPA (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais)*Consultor Técnico do Site www.saudeanimal.com.br*Proprietário da Clínica Veterinária VETERICÃO (São Sebastião do Paraíso/MG)
Tem também essa outra matéria bem interessante:
Os animais e o Chocolate
O chocolate é muito popular como guloseima para os animais. A maior parte das pessoas adora chocolate e muitos dos cães também. No entanto o chocolate não deve ser dado a animais. O chocolate contem um alcalóide chamado Teobromina. Este é um produto que sendo usado como um diurético , estimulante do coração ou como vasodilatador, pode ser venenoso em excesso. Certamente o cão teria que comer uma quantidade enorme do chocolate para ficar intoxicado, perguntam muitos donos? Não necessariamente.
As doses tóxicos são indicadas em cerca de 100 mg/kg sendo fatais perto das 200 mg/kg. A quantidade de teobromina no chocolate depende do tipo de chocolate. O chocolate de culinária e o chocolate preto amargo contêm entre 15-20 mg/grama visto que o chocolate de leite popular contem somente aproximadamente 1,5 mg/grama. Assim um Pinscher pequeno que pesa somente 2a 4 quilos teria que comer uma quantidade ínfima de chocolate para evidenciar potenciais sinais de envenenamento. Mesmo um cão com o tamanho de um Labrador poderia morrer se comesse 200 gramas de chocolate de culinária . No outro extremo da escala encontra-se o chocolate branco que é menos tóxico.
Quais são os sinais de envenenamento por chocolate?
Dependendo da quantidade comida realmente e do estado de saúde do cão, às vezes nenhum sinal é aparente e o cão será encontrado com uma falha cardíaca. Isto é provável de acontecer em cães mais velhos com problemas cardiacos. Os sinais habituais são :
* Excitação e nervosismo
* Vómitos e diarreia
* Beber muita água
* Espasmo
Que fazer?
Se tiver alguma suspeita que seu cão comeu uma quantidade excessiva do chocolate, contacte o seu médico veterinário sem demora . Como logo os sinais ocorrem? Outra vez, depende em cima da quantidade de teobromina ingerida . Um dos problemas com envenenamento por chocolate é que os sinais demoram a surgir frequentemente por mais de 12 horas. Um outro problema é que a teobromina uma vez absorvida pode às vezes permanecer activa no corpo por sobre 24 horas antes de ser eliminada. A morte na sequência de ingestão de doses fatais de doses fatais ocorre tipicamente aproximadamente 24 horas mais tarde.
Mesmo sem mostrar nenhuns sinais é essencial que o cão esteja mantido sob a observação próxima pelo menos 24 horas para verificação de algum sintoma anómalo.
Os cães são os mais afectados devido a gostarem muito desta guloseima. No entanto os gatos também podem ser afectados por ingestão de chocolate.
Para saber mais clique aqui.
Obrigada pela atenção e repassem esse alerta à todos os amigos..., é muito importante conhecer os perigos que podem fazer mal aos nossos amados peludos.
bjs
2 comentários:
Olá! nem sei como cheguei aqui no seu blog, mas o fato é que não deve ter sido a toa rs adoro animais e sempre me preocupo em ajudar os que precisam,mesmo não trendo grana suficiente pra isso rsrsrs Vc mora em que cidade? Entre em contato comigo, quem sabe não posso te ajudar. um abraço,
marina
mvictal@bol.com.br
oiie estava visitanduh seu blog
gostei muitoo...
olha tenho um ki fala sobre o mesmo assunto sobre cães
visitah lah quem sabe poderemos ser parceiro?
dhiiovanya.blogspot.com/
um abraço..!
Postar um comentário