10 de abril de 2008

Por que castrar o animal?

Muita gente ainda acha que castrar um bicho de estimação representa uma maldade. Esse sentimento tem origem na idéia de que animais e pessoas têma as mesmas necessidades. Bobagem! Cães e gatos não têm uma necessidade física de cruzar nem ficam frustrados quando isso não acontece, isso é garantido por veterinários.

A verdade é que a castração representa várias vantagens para cães, gatos e seus donos. A principal delas é evitar crias indesejadas. Animais castrados não reproduzem e, portanto, não aumentam o contingente de animais abandonados pelas ruas das grandes cidades. Os machos ficam mais sociáveis e brigam menos e os gatos, em geral, se tornam mais caseiros.

A cirurgia de castração é simples e o animal se recupera dela em poucos dias. O ideal é que seja feita quando o bicho ainda é filhote. Mas animais adultos podem passar pelo bisturi sem problemas.

Alguns hospitais universitários e entidades de proteção mantêm convênios para a realização da cirurgia por preços mais em conta.


Segue abaixo uma relação com os principais benefícios da castração:

- Menor risco de câncer
As fêmeas castradas antes do primeiro cio têma apenas 0,05% de risco de desenvolver câncer de mama. Nas demais, esse índice é superior a 26%.

- Redução do abandono
Cruzamentos não planejados são a principal causa do grande número de cães e gatos abandonados pelas ruas do País todos os dias.

- Mais sociáveis
Com a castração, os machos perdem o hábito de urinar pela casa e ficam mais sociáveis. Mas continuam aptos a exercer as funções de guarda. Os cães da Polícia Militar, por exemplo, costumam ser castrados.

- Perigo de fuga
Os machos deixam de disputar as fêmeas com os outros, ficam mais caseiros e param de tentar a todo custo fugir de casa para ir atrás de fêmeas no cio, hábito que causa muitas mortes por atropelamento.

- Sem a sujeira do cio
A castração põe fim ao cio, evitando que, nessa fase as fêmeas manchem a casa de sangue. Acaba também a barulheira de gatos no telhado.

- Fim da Gravidez psicológica
A produção de leite sem ter cria para amamentar gera infecções nas tetinhas de cadelas e gatas.

- A cirurgia é descomplicada
A operação e o pós-operatório duram, no máximo, dez dias. Nos machos, ela consiste na retirada dos testículos. Já as fêmeas têm a trompa, os ovários e o útero extraídos, mas isso varia de acordo com a técnica usada pelo veterinário.

Nenhum comentário: